terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Dieta para Emagrecer

Nada melhor que um regime personalizado.



Se você já tentou de tudo mas ainda não conseguiu perder estes quilos que incomodam, talvez seja porque ainda não achou a dieta ideal PRA VOCÊ.



Assim como existem vários fatores que causam a obesidade, também existem várias dietas para emagrecer por aí.



Contanto que não sejam muito radicais ou simplesmente malucas (dieta da salsicha?), a maior parte delas realmente serve para perder peso.



O problema é que as dietas que fazem emagrecer rápido, geralmente são auto-limitantes, ou seja, são tão agressivas que causam um choque no seu metabolismo e desaceleram o gasto de energia. Por mais que elas façam perder peso suficiente para “entrar num vestido”, é às custas da perda de água ou até músculos. A longo prazo a perda de musculatura causa diminuição do gasto calórico e favorece engordar até mais rápido.



Este é o caso das dietas que são extremamente restritivas, como a da Sopa e “da USP”, a “No Food”(Sem comida) das comunidades de anoréticas (!) e a ultra-hipocalórica.



Há algum tempo havia até uma mulher que dizia que se alimentava de luz...



Todas estas “dietas” vão da pura maluquice até o não funcionamento e prejuízo à saúde.



Outra dieta para emagrecer que tem muitos adeptos é a dos pontos e suas variações.



Tanto a dieta dos pontos, quanto a das notas (dieta nota dez), são baseadas em uma tabela de valores que você usa para calcular e comer apenas a quantidade permitida por dia.



É a mesma coisa que contar calorias mas dá um pouco menos de trabalho.



Vale dizer que, a contagem de seja lá o que for, calorias, pontos ou notas, não adianta nada se não houver variedade e equilíbrio nos ingredientes das refeições.



A dieta de South Beach e a de Beverly Hills já foram objeto de estudo e até se saíram bem.

Elas permitem uma boa combinação de alimentos e os respectivos livros que as popularizaram tiveram sucesso em ensinar a escolher alimentos e comer corretamente, em vez de dar um cardápio fixo e programado.



Dentre as dietas para emagrecer, a do Dr. Atkins ou dieta das proteínas, é a que deve causar mais polêmica. Por mais estranha e anti-metabólica que ela seja, a danada parece que funciona e isto deixa os médicos muito irritados...O prejuízo viria a longo prazo com a predisposição a cálculos renais, aumento de ácido úrico, colesterol, etc.



Eu considero o fato de não poder comer quase nada de carboidratos, para sempre, como a pior característica dela. Já pensou, ficar sem pizza?



Em resumo, a dieta para emagrecer que funcione pra você TEM que ser:



1- Nutricionalmente correta.

2- Fácil de adaptar a sua região e estilo de vida.

3- Contínua.



Não se engane. Se uma destas características faltar, o fracasso é certo.

Nenhum comentário: