terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Como Emagrecer

Dou um prêmio para quem souber como emagrecer facilmente.



A quantidade enorme de remédios, técnicas, dietas e livros disponíveis sobre emagrecimento é uma indicação da profundidade do problema, e da FALTA de uma solução única.



Se achar uma solução já é difícil, imagine achar uma solução FÁCIL.



Costumo brincar dizendo que nunca vi ninguém falar “quero emagrecer devagar”, todos sempre querem uma saída rápida e fácil, uma varinha mágica que faça emagrecer.



Se alguém já tivesse inventado algo tão simples e eficiente para emagrecer, teria pouca concorrência!



Vejamos por exemplo os remédios para impotência ou tecnicamente, disfunção erétil: Existem umas quatro drogas que comprovadamente funcionam, e elas dominam o mercado.



A mesma coisa com a calvície. Somente alguns poucos medicamentos são realmente úteis e estes ocupam 90% do mercado.



Muitas fontes podem indicar como emagrecer, tanto em livros quanto na Internet, mas para o bem de sua saúde, é sempre recomendável ter acompanhamento profissional nesta empreitada.



Dietas e remédios ensinados pela cultura popular dificilmente têm algum fundamento científico, e se algo der errado, não haverá ninguém a culpar, a não ser você mesma.



A ajuda de um médico é imprescindível. A nutricionista, o educador físico e a psicóloga são muito bem vindos neste processo, mas infelizmente aumentam muito os custos.



Se custa caro emagrecer, continuar acima do peso é mais caro ainda! A longo prazo os gastos financeiros e emocionais serão muito piores, com o desenvolvimento de outras doenças, baixa auto-estima e até dificuldades no relacionamento conjugal.



No nosso país, já é difícil ter acesso a um médico, imagine a uma nutricionista ou psicóloga.



Apesar disso, como emagrecer é um processo lento, convém fazer todo o acompanhamento a longo prazo.



As dietas milagrosas que prometem perda de peso rápido geralmente só servem para entrar num vestido de festa e depois você engordará tudo de novo.



Isto acontece até com o uso de remédios, pois o emagrecimento é um processo contínuo, que se baseia em mudança de hábitos, não numa solução temporária.



É por isso que uma boa parte das pessoas que emagrecem usando remédios depois reclamam dizendo que engordaram tudo e mais um pouco logo que cessaram seu uso.



Elas não aprenderam a comer, não mudaram seus hábitos.



Se a cabeça não mudar, o corpo nunca mudará.



Há muita discussão sobre como emagrecer com saúde e com o mínimo de “sofrimento” possível, mas uma coisa é certa: Não há soluções mágicas.

Nenhum comentário: